1. Apresentar para a seção a história do voleibol, destacando o voleibol brasileiro e citando seus principais títulos em quadra e na areia.
2. Escrever uma breve biografia sobre um jogador (ou treinador) de voleibol que você considere relevante.
3. Apresentar as regras básicas do voleibol e adaptá-las para um jogo desenvolvido com sua seção.
4. Apresentar os principais esquemas táticos e destacar sua importância para o sucesso de um time em uma partida.
5. Assistir uma partida de voleibol com o examinador e explicar durante o jogo os nomes e funções das posições dos jogadores em quadra.
6. Demonstrar, enquanto joga, os fundamentos técnicos essenciais para a prática do voleibol.
7. Assistir a um jogo de voleibol televisionado, fazer anotações, e nos intervalos fazer um retrospecto dos melhores lances e assistir a um jogo em um ginásio, apresentando um relatório no término.
8. Fazer uma visita a um ginásio com quadra de voleibol em um dia que não haja jogo e conhecer suas dependências.
9. Explicar as regras de segurança ao assistir a uma partida de voleibol em um ginásio, o que deve ser feito para evitar confusões e tumultos, dando sua opinião sobre o que os torcedores devem fazer para promover a paz nos ginásios.
10. Jogar ou atuar como treinador em um jogo de voleibol, sendo capaz de reconhecer os gestos dos árbitros avaliando sua participação.
11. Apresentar pelo menos dois sistemas de pontuação de campeonatos regionais e nacionais.
12. Organizar um torneio de voleibol, na modalidade de sua preferência, na sua seção ou com outros grupos escoteiros e convidados, com no mínimo quatro times, utilizando um dos sistemas de pontuação apresentados no item 11.
Ficha de Avaliação |