1. Explicar quais são as diferenças entre usinas termoelétricas, nucleares, hidrelétricas (UHE E PCH), biomassa, eólica.
2. Apresentar um trabalho sobre uma forma de energia, escolhendo entre a energia solar, a energia térmica a energia eólica, a energia hidráulica, a energia nuclear, energia provida de biomassa, energia maremotriz e energia geotérmica.
3. Apresentar o esquema de funcionamento de uma usina hidrelétrica (UHE e PCH).
4. Selecionar e analisar dois artigos de jornal ou revista sobre dois tipos diferentes de energia.
5. Apontar à seção um estudo sobre as vantagens e desvantagens para o Brasil dos tipos de energia citados no item 2.
6. Formular um projeto para economizar energia em sua casa e apresentá-lo à seção.
7. Entender e explicar as razões pare a utilização do horário de verão
8. Desenvolver um projeto de captação e utilização de energia eólica, solar, hidráulica ou biomassa, construindo um protótipo e explicando seu funcionamento.
9. Desenvolver um trabalho de conscientização da comunidade (pode ser o próprio grupo escoteiro ou sua turma na escola) em relação à necessidade de economizar energia, aos impactos ambientais da utilização de diferentes formas de energia ou ao custo social da utilização da energia. Abordar também sobre: o significado e importância da MME, EPE, ANEEL, ONS, CCEE. Descrever como é formada a atual Matriz Energética Elétrica Mundial e Brasileira, mostrando as diferenças entre um país a sua escolha e o Brasil. Explanar sobre os atuais grupos tarifários aplicados no Brasil conforme a resolução Aneel e as diferenças entre o consumidor residencial, comercial e industrial. Explicar sobre a composição do sistema elétrico em relação aos segmentos de geração, transmissão e distribuição (GTD).
Ficha de Avaliação |