Pré-requisitos: Utilizar o laço com habilidade suficiente para laçar uma rês dentro de um cercado para Nível 1; estando a cavalo, para o Nível 2; e laçar uma rês em campo aberto, estando a cavalo, para o Nível 3.
1. Fazer uma apresentação sobre a importância da pecuária em seu Estado e no Brasil.
2. Montar, encilhar e desencilhar um cavalo corretamente, dando a nomenclatura dos arreios, e cavalgar em pelo menos três tipos de passos.
3. Explicar o que é “pecuária intensiva”, “pecuária extensiva” e “pecuária semintensiva”, apresentando suas características, benefícios e diferenças de manejo.
4. Explicar qual é a diferença e quais os benefícios da “doma racional” em relação à “doma tradicional” de equinos.
5. Ter conhecimentos adquiridos pela prática dos seguintes trabalhos: alimentar, vermifugar, vacinar, aplicar medicamentos, banhar, ordenhar, marcar ou sinalizar animais de um rebanho livremente escolhido, de acordo com os costumes da região, com as práticas da pecuária local e com os equipamentos existentes.
6. Descrever as características e os cuidados que devem ser adotados na criação de um rebanho de uma determinada espécie, mencionando as principais raças, os produtos que dele são extraídos, tempo de gestação, produção de filhotes por ano, população de animais por hectare, forma de abate, tempo de vida economicamente útil, preço de venda e custo de produção do rebanho. Mencionar doenças, enfermidades, insetos e parasitas que afetam os rebanhos da região, indicando as medidas corretivas e preventivas adequadas.
Ficha de Avaliação |