1. Fazer um relatório sobre abelhas sem ferrão, contendo:
- As funções dos habitantes de uma colmeia;
- A importância destes insetos para o meio ambiente;
- A descrição de cinco espécies nativas do Brasil - preferencialmente do bioma onde o seu grupo escoteiro está inserido - apresentando:
- Nome científico e popular
- Foto
- Bioma ou região de origem
- Hábitos e
- Fontes consultadas durante a pesquisa.
Apresentar o trabalho para a sua matilha/patrulha.
2. Citar as principais diferenças entre abelhas e vespas;
3. Descrever quais são as funções do mel, do própolis e do pólen numa colmeia;
4. Fazer um resumo do conteúdo da Resolução CONAMA 346/2004, apresentando-o para a sua matilha/patrulha. Pesquisar também se há legislações específicas em seu estado e/ou cidade*;
5. Listar os principais predadores de uma colmeia e o que deve ser feito para afastá-los/controlá-los, sempre usando soluções ecológicas;
6. Pesquisar sobre os cuidados com uma colmeia, especialmente em épocas de seca e/ou escassez de florada;
7. Construir e instalar iscas para a captura de enxameações**;
8. Enumerar as condições ideais de um local para a instalação de uma colmeia;
9. Citar os tipos mais comuns de colmeias usadas na meliponicultura;
10. Construir uma colmeia apropriada para a espécie de interesse e transferir, com êxito, um enxame capturado**;
11. Acompanhar, por um período mínimo de três meses, o desenvolvimento da colmeia recém instalada. Apresentar um relatório para seu examinador.
12. Extrair o mel, de maneira que os potes de cerume sejam preservados para futuros armazenamentos**.
* Pré-requisito para prosseguir com os itens 7, 10 e 12.
** É recomendável a presença do avaliador nestas etapas. O uso de equipamento de proteção coletivo (EPC) e individual (EPI) deve ser considerado.
Ficha de Avaliação |