1. Relatar o que é a Biologia e o que ela estuda.
2. Descrever a importância das abelhas para o ecossistema mundial.
3. Apresentar o significado dos principais conceitos: conceito ecológico de espécie, população, comunidade, ecossistema e biosfera.
4. Escolher uma doença ocasionada por 1 (um) parasita e explicar seus sintomas, tratamento e prevenção.
5. Apontar as diferenças de células procariontes e eucariontes, e seres autotróficos e seres heterotróficos.
6. Explicar os 2 (dois) tipos de divisões celulares: mitose e meiose.
7. Explicar o sistema ABO e como ocorre a herança dos grupos sanguíneos, apresentando exemplos.
8. Explicar as teorias evolutivas propostas por Lamarck e Darwin, apontando suas diferenças.
9. Apresentar a explicação dos experimentos de Mendel com ervilhas e sua contribuição na genética.
10. Conhecer a teoria de geração espontânea e observações de Francesco Redi e apresentar as ideias e experimentos que contribuíram para anular a abiogênese.
11. Pesquisar e apresentar o que diziam os primeiros cientistas que tentaram propor uma classificação dos seres vivos até chegar na que é utilizada atualmente.
12. Apresentar características e principais diferenças entre briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, montando uma coleção botânica que tenha, no mínimo, 8 (oito) espécies e contemple os 4 (quatro) grupos citados.
13. Descrever as características principais do Reino Fungi e desenvolver 1 (um) meio de cultura caseiro, detalhando todo o experimento, relatando as observações durante o crescimento dos fungos.
14. Escolher 1 (um) filo do Reino Animália e explicá-lo com detalhes, dando exemplos de seres que pertençam a ele.
15. Descrever o processo de formação de gametas masculinos (espermatogênese) e femininos (ovogênese).
![]() |
Ficha de Avaliação |